4 found
Order:
Disambiguations
Sandro Kobol Fornazari [4]Sandro K. Fornazari [1]
  1.  36
    O bergsonismo de Gilles Deleuze.Sandro Kobol Fornazari - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):31-50.
    Este texto é uma apresentação da interpretação feita por Gilles Deleuze da filosofia de Henri Bergson. Procura-se enfocar os temas que viriam a ser retomados pela filosofia deleuziana, sendo desenvolvidos em Diferença e repetição e a partir dessa obra. Dentre os mais relevantes, encontrase o tema da ontologia afirmativa, que envolve a passagem do virtual para o atual através do processo de diferenciação do ser. O ser não deixa de ter existência ao atualizar-se, mas ele diferencia a si mesmo nesse (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  55
    The bergsonism of Giles Deleuze.Sandro Kobol Fornazari - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):31-50.
    The text is a presentation of Gilles Deleuze's interpretation of Henri Bergson's philosophy. It aims at focus on subjects that deleuzean philosophy should return to, developing them in Différence et répetition and from this work. Among the most outstandings, we find the affirmative ontology subject, that involves the passage from virtual to actual through being differentiation process. Being doesn't stop to have existence by actualizing itself, but it differentiates itself in this process, being individualized as things. Being is thus pre-individual (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  27
    A crítica deleuziana ao primado da identidade em aristóteles E em platão.Sandro Kobol Fornazari - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):3-20.
    seguindo a linha interpretativa de Deleuze, em Diferença e repetição, o artigo apresenta como, em Aristóteles e em Platão, a diferença é de! nida desde a primazia da identidade e como Deleuze rompe com ela, ao definir a diferença em si mesma. A filosofia da diferença deleuziana se compõe a partir da apreensão da diferença como virtualidade positiva e imanente, constituinte da univocidade do ser. No mesmo movimento, ela comporta uma crítica a toda filosofia que busca subordinar a diferença à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. A lepra no Brasil: representações e práticas de poder.Débora M. Mattos & Sandro K. Fornazari - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 6 (1):45-57.
    Resumo: Ao longo da história, lepra e leproso foram objetos de representações de caráter depreciativo que permitiram a utilização de um modelo de tratamento para a doença fundamentado na exclusão do enfermo e no seu confinamento compulsório em instituições asilares. O artigo procura discutir a relação entre representações abstratas e práticas de poder a partir das medidas adotadas no combate à lepra no Brasil do século XX.Palavras-chave: lepra, representações, segregação, práticas de poder, violência.: In history, leprosy and leprous were subject (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark